4.12.07

Aquilo que somos

Há dias conheci uma senhora que parecia mais velha do que eu (bem mais velha) e que, em conversa sobre "ter ou não filhos", confessou-me: «Sim porque quando nós chegamos à nossa idade temos de começar a pensar em ter filhos. É agora ou nunca.» Congelei com o "nunca" e, de uma forma simpática, tentei explicar-lhe que, apesar de já ter de pensar nisso, ainda só tinha 33 anos. Ao que a "senhora" me responde com o ar mais natural do mundo: «Sim, e eu também!» Fiquei para morrer. Não queria acreditar. Eu era tão senhora quanto aquela senhora e não tinha noção? Depois pensei que talvez a senhora estivesse muito acabada para os 33 anos.
Dias mais tarde, uma amiga pôs uma fotografia minha no blog dela. Todos os comentários sobre essa foto falavam de uma "woman" ou de uma "mulher". A "woman" e a mulher era eu. Foi aí que eu percebi que tinha perdido de vez a noção da idade que tenho. Eu, que ainda me sinto uma miúda, que ainda me vejo como uma miúda, afinal de contas já sou uma mulher. Pior: uma senhora. Pelos menos para os outros.
Nesse mesmo dia fui à mercearia da minha rua e o rapaz que estava à minha frente disse para a dona da loja: «Sirva a senhora primeiro.» Olhei para todos os lados. Na mercearia não havia mais ninguém. A senhora era eu.
Agora volta e meia penso nisso. Principalmente quando me olho no espelho e vejo "aquelas" rugas. Apetece-me gritar: EU NÃO QUERO SER SENHORA!
Um dia, a MJ - a filha da Tia -, que é altamente filosófica, disse-me chateada com a sua vida de 7 anos: «Pois é, ninguém quer ser aquilo que é, mas no entanto temos de ser aquilo que somos!» É verdade MJ: temos de ser aquilo que somos.

Etiquetas:

8 Comments:

At 12:58 da manhã, Blogger 1de30 said...

Isso mesmo: «temos de ser aquilo que somos» e nós somos umas miúdas. [TS]

 
At 2:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando me tratam por senhora, olho para trás, à procura da minha mãe.

E acho que a minha mãe também lha para trás, à procura da mãe dela.

Seremos sempre miúdas, e serei de 30 apenas e só mais um ano, mas serei sempre miúda, e vocês também :)

 
At 7:32 da tarde, Blogger Pedro Couto e Santos said...

Bah, só mesmo mulheres para se chatearem a pensar se são miúdas, meninas, raparigas o mulheres... eu pelo menos sempre fui gajo e sempre o hei-de ser.

 
At 7:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que isto é coisa de gaja. Isto é um blog de gajas. E é obvio que os gajos não se preocupam com estas coisas. Admiro-vos. Mas isso é porque se intituiu que os gajos mais velhos têm o seu charme. O cabelo grisalho num homem fica sempre bem. E por aí a fora. Agora com as mulheres a história é diferente.
Eu também sou gaja e não me importo de ser gaja, agora senhora... não passa... :-( R.

 
At 8:07 da tarde, Blogger 1de30 said...

Macaco, és tu velhinho? Afinal sempre há alguma curiosidade, gajo. [TS]

 
At 7:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é o velhinho nada. Ele não fala assim. Nem vê o nosso blog. Ele lá sabe... :-) Érre

 
At 1:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tenho 42 anos e olho-me ao espelho e não vejo rugas, tenho uma na testa mas mal se nota.
Sou Dona "nome" desde que tenho filhos, não gosto nada do Dona mas tenho que gramar, eheh.
Mas, quando estou sozinha ainda há muito quem me trate por menina :)
Não sei que diga.
33 anos és uma jovem (senhora) :D

 
At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A culpa de eu vir aqui foi do blog da Jonas.

O meu comentário acima foi apenas para dizer que apesar de seres uma Senhora és muito novinha para estares com essas coisas, de te sentires velha; Lá para os 50 talvez...

Eu gaja? livra! não gosto da palavra, mas Senhora? Não me importo nada, absolutamente! :)

Até \o

 

Enviar um comentário

<< Home