29.9.08

Expliquem-me

Ontem no Câmara Clara, na RTP 2 falava-se de planos de leitura e de livros que os nossos jovens lêem ou não…

Afinal os planos de leitura só fazem sentido até ao 9.º ano? Quer dizer, a partir dos 15 anos, os jovens estudantes estão já aptos para a leitura? Inclusivamente, diz uma das responsáveis os jovens a partir dos 14/15 anos já sabem mesmo que tipo de livros gostam mais de ler… até é contraproducente o contrário, segunda a mesma.

Fiquei preocupada, das duas três, ou essa senhora não tem filhos ou se tem ainda não chegaram aos 15 anos ou então são … É que, tenho uma filha com 17 anos que a palavra “ler” para ela e para os amigo(a)s é um conceito, uma imagem… e, apesar de ser minha filha até ser uma rapariga inteligente e interessada, ler decididamente não é com ela nem com a geração dela, parece-me.
Por isto mesmo, sempre achei que o ideal seria tanto a escola, como a família funcionasse como os incentivadores promovendo e fomentando o gosto pela leitura.

Não é assim? Não vos parece melhor que conhecedores do assunto nos sugiram livros e autores do que nos metermos numa livraria sabe-se lá à procura de quê? Só até aos 15 anos, não acham que estão a exigir demasiado desta geração da Internet? Não será mais eficaz se todos ajudarmos?

Etiquetas:

1 Comments:

At 9:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lamento informar-te P., mas acho que a senhora tem uma certa razão. A leitura é um hábito que se aprende em criança (e não são os professores, mas sim os pais que têm de incutir às crianças vontade de ler).
Não sei se é nessa idade (dos amigos e das loucuras) que se vai sentar no sofá em casa a ler. Lamento. Temos muita pena. Pode ser que em adulta mude. Fé.

 

Enviar um comentário

<< Home