20.9.09

Notícias de Cabo Verde [3]

19/09, 14:10 - Miúdas giras do meu coração: Por aqui continua o calor e o temporal. É o dilúvio, nunca vi nada assim. Nem eu, nem os cabo-verdianos. Chove como «não houvesse amanhã». As estradas são autênticas ribeiras. Depois vem aquele calor e seca tudo num instante.
Ontem ao fim do dia fui tomar banho neste mar que vos envio aqui na foto. A água quente, os crioulos a olharem (aqui olham muito, descaradamente, e vocês sabem que eu gosto disso). Nadei até me cansar e, no final, quando estava a secar-me vejo o Lai (o nadador salvador) a trocar a bandeira verde pela encarnada. A maré está a subir? pensei, mas o mar estava tão calmo. «Estás a pôr a bandeia vermelha porquê?», pergunto ao Lai enquanto espremia o cabelo. Ao que ele me responde a sorrir: «É, telefonaram-me agora mesmo a mandar meter bandeira vermelha porque as cheias levantaram as tampas dos esgotos e a água do mar ficou toda contaminada.» Morri naquele instante, como vocês podem imaginar. «Água do esgoto». «Mar contaminado» aquelas palavras ressoaram na minha cabeça e, de repente, já tinha quatrocentos eczemas de pele, duzentas alergias e um desarranjo intestinal «em leque».
Portanto, amores, rezem para que não me caia a cabeleira. (Maibelha: se eu precisar dás-me um bocado da tua?)
Claro que hoje acordei e não tinha nada — ao contrário da produtora, que acordou toda às pintas e cheia de coceira, coitada.
Esta pele delicadinha copinho de leite que toda a gente goza na praia é mais resistente que sei lá o quê. O meu mal é, como sempre, o cérebro, mas isso já vocês sabem.

E vocês estão boas? Oh pá, não sei nada de vocês. Já é Outono aí? Digam coisas, nem que seja à laia de telegrama. Estar aqui é bom, mas era muito melhor com notícias vossas.

Muitas saudades das três...

Etiquetas: