27.11.06

Esclarecimento (hum hum)

Gosto e uso a palavra brochar. Com ch e não x. Não como sinónimo de "perder a tusa", mas como um complemento, um efeito, uma das causas. Perder a tusa é "perder a tesão". Brochar é, pelo menos no meu dicionário, murchar, definhar, enfraquecer, esmorecer, mirrar, secar e sim, também, perder "o" propriamente dito, tesão. Post isto, as palavras-
-chave são: murchar | secar | mirrar | sumir. Exemplo: O gajo diz "aleijei-me". Primeira reacção: murchas, "este gajo é bem capaz de dizer 'a gente vamos, portantos, abalar'". De seguida, começas a secar, "ainda assim valerá a trancada?". Por conseguinte, mirras, só de pensar o que ele pode dizer na cama, "vá lá, eu não te aleijo". Por fim, somes, ou seja, em segundos arquitectas uma estratégia de retirada de pronta execução.

In "Dicionário da Língua Portuguesa", Porto Editora, 6.ª Edição.
Broxante:
pintor secundário encarregado de dar as pinturas de menor responsabilidade. Broxar: pintar ou untar com broxa; pincelar. Estão a ver, com um brochante até as pinceladas são de segunda categoria.

Etiquetas:

2 Comments:

At 10:24 da tarde, Blogger 1de30 said...

"vá lá eu não te aleijo" é do pior...!!! rascunho

 
At 9:38 da manhã, Blogger 1de30 said...

"vá lá eu não te aleijo" é muito mau!!! até fiquei arrepiada...
Piranga

 

Enviar um comentário

<< Home