20.5.08

O que o mundo mudou

Estive a ler uma Crónica Feminina, de 1979, (ver os post em baixo) uma revista de referência para as nossas mães e avós. Ao folhear as páginas desta revista encontrei um mundo que já não corresponde ao nosso, apesar de algumas das preocupações da altura serem exactamente as mesmas de hoje, como a celulite, as dietas, o amor.
Encontrei páginas sobre o sonho de toda a dona de casa emancipada; Dicas sobre leis; Contos de amores impossíveis que acabavam em lágrimas; O Champoo [assim mesmo com dois ós] Sunsilque que se vendia em bisnaga; Cartas de leitoras espantadas com as fantásticas dicas de beleza da revista; A mulher que se queria moderna e no «rigor da moda»; Dietas contra a flatulência e contra a azia com nomes surreais como «Magnésia Bisurada»; Batedeiras eléctricas por 197$00; Remédios contra as formigas; Anúncios a aluguer de «lindos toucados para uma noiva feliz»; Vestidos de terylene com «padrões exclusivos»; Cabeleireiros, que anunciavam chegar do Salão de Moda de Paris, «acompanhados de sua esposa»; Anúncios a sopas concentradas «de paladar português»; Histórias de rainhas e de princesas de uma «Europa longínqua»; Fotonovelas onde elas sofriam arduamente de amor e eles ficavam com o papel do mau da fita; O Colgate a 5 escudos; Dicas para deitar os filhos cedo e jantar «aliviada» com o marido; Notícias sobre vedetas portuguesas (Laura Alves, Raul Solnado e Deolinda Rodrigues); Notícias sobre vedetas do estrangeiro (Burt Lencaster, Audrey Hepburn e Frank Sinatra); Novidades literárias onde se destaca a vida e a obra de Bocage e o fascículo da revista Lumen; Uma página onde as leitoras podiam publicar as fotos do seu casamento (por apenas 50$00 em dinheiro ou em selos de 1$00); Dicas de dietas à base de ananás; O sabonete Lux o qual «9 de cada 10 estrelas usam»; Anúncio ao Café Puro «porque a mulher de hoje toma café!»; Sugestões para «alindar a sua casa»; Os mais modernos processos de tratamento contra a celulite na Madame Campus; Poemas religiosos; E «O cantinho da leitora» onde as pessoas podiam enviar as fotos dos filhos (que são todos umas riquezas da sua avó)... Enfim, Crónica Feminina, uma espectacular revista para animar a nossa próxima quinta-feira.

Etiquetas:

3 Comments:

At 2:20 da tarde, Blogger 1de30 said...

Eu quero, eu quero. E quero adoptar Magnésia Bisurada para uma nova série... Agora a sério, achas que mudou alguma coisa? [TS]

 
At 5:17 da tarde, Blogger Laura Ramos said...

Em 1979 já havia celulite?? E quase 30 anos depois ainda não descobriram a cura?? E ainda falam no avanço da tecnologia...

 
At 6:17 da tarde, Blogger 1de30 said...

Acho que mudou... Não sei. Pelo menos havia todo um tom ingénuo com que se tratavam dos assuntos femininos que já não existe hoje. Havia mais puritanismo. Mais recato. Hoje na revista Elle e na Cosmopolita fala-se de como chegar mais rapidamente ao orgasmos e de como é natural haver infidelidade no casamento.... Não sei, acho que estamos mais homens. Eu pelo menos senti-me homem ao ler aquelas revistas. :-) R.

 

Enviar um comentário

<< Home