11.3.08

Ano sabático

«Ano: o último de cada período de sete anos (entre os Judeus), durante o qual não se cultivavam as terras e era proibido perseguir os devedores; ano de licença concedido em alguns países a professores universitários durante o qual estes interrompem a sua actividade de leccionação para se dedicarem à investigação, formação complementar, etc.; ano de licença semelhante concedido, em certas condições, a professores de outros graus de ensino.»

Na minha família o ano sabático é bastante usado, é como a minha mãe embirrar com um filho por ano, à vez. Sempre se praticou esta licença entre nós e talvez a explicação esteja no facto de sermos muitos... segundo o meu pai, até somos mais, nós é que já não queremos saber de mais nenhum. Sou contra, sempre fui.
Até hoje sempre achei esta história uma estupidez, mas porque raio terei eu que deixar de falar com os meus pais durante um ano - embora em muitas ocasiões isso me ter passado pela cabeça -, mas não, orgulhava-me bastante por pior que fossem as brigas eu não lhes deixar de falar ao contrário dos meus irmãos. O meu irmão mai-velho-do-meio (esta novidade é recente fica para um próximo post) inclusive até escrevia umas cartinhas a avisar do tipo «a partir de hoje só falas para mim quando eu quiser».
Hoje em dia, penso seriamente neste assunto, até porque quando se davam as reconciliações pareciam que ficavam mais próximos uns dos outros, mais amigos, mais tolerantes. Uma coisa é certa cada vez os anos sabáticos, embora prática corrente, são mais intervalados.
Assim, vou tornar-me naquelas pessoas que não viveram a adolescência e fazem as burrices dos adolescentes mas aos 40 anos. Do tipo aquela quarentona que escreve com os dentes guiões de novelas e que anda com meninos que ainda jogam playstation, não porque o menino até é giro ou tem um corpo fantástico, mas porque ela acha que andar com ele tira-lhe anos de vida. Vocês sabem o quero dizer.
Já me dispersei, enfim, isto tudo para dizer que vou fazer como os meus irmãos:
ANO SABÁTICO = 20 SPA sem gastar dinheiro.

Será que este post passa na censura?

Etiquetas:

2 Comments:

At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu levei-te ao médico como me pediste.
Estavas a meio do ano sabático ou vai começar agora?
Manda dizer a data final , para eu não o interromper, se isto fôr comigo, claro, porque tens um pai e pode ser com ele.
Beijinhos e fica muito feliz
beijinhos especiais ao meu marido.
(os vossos anos sabáticos dão-me um descanço enorme, não te preocupes, por mim)

 
At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esqueci de dizer que se precisares de mim para alguma coisa, diz, mesmo que o interrompas, ao ano sabático.
Mãe

 

Enviar um comentário

<< Home