31.12.07

Bom ano...

... não se esqueçam das doze passas.

Etiquetas:

29.12.07

Evolução do sexo [6]

Etiquetas:

Natal em Dezembro, B. em Janeiro

Apanhei com as cotoveladas nas lojas, mais as filas para embrulhar presentes. Não faltei com os telefonemas aos “esquecidos”. Levei com as cores, os enfeites e as músicas de Natal. Comi as ceias, os jantares e os almoços. Dediquei horas e horas a embrulhar e desembrulhar presentes. Participei nas conversas de família - as chatices de sempre. Levei com o pai, as renas e os gnomos. Vieram todos... Chupei com as tricas. Fui, às fugidas, às várias famílias. Esbocei sorrisos. Apanhei frio. Ouvi o ging ó beles. A prima feia, a que cheirava mal, a tia-avó de lábios pintados, saleiros em forma de couve e beterraba, o pratinho das azeitonas, as pegas e o salazar, pijamas quentinhos, camisas de fufa feia mais o centro de mesa em unhas azuis. Tudo o que e quem quiserem. Este natal não estava nem aí. Este natal tive mais do que merecia. Este natal tive o melhor presente. A melhor prenda. Aquilo que mais queria. Thank you sister. Obrigada [P], Merci. Arigatoo. Gracias. Danke. Grazie. Chucram. Spasiba. Kiitos. Love you.

Etiquetas:

28.12.07

O melhor de 2007

Os jantares das quintas, feitos, as comidas boas da Tia, as comidas boas da Bimby, a Bimby, as feijoadas do Xico Zé, o vinho bom do Xico Zé e da Maibelha, as músicas da nossa altura, as conversas sem nexo e com muito sexo, o Endiniz que é mágico, o sofá da Elle, os 40 da Maibelha que está cada vez Mailinda, as histórias da Tia na CGTP, as férias (apesar de serem no Algarve), a indescritível Nikibeach, o barmen da Nikibeach, o trivial mesmo com o outro lado da mesa a ganhar (por um queijo!), o soro da verdade, Colónia, Tunísia, Cabo Verde, Paris, Madrid, México, Nova Iorque e Las Vegas, os vibradores que apareceram nas nossa vidas, o Cristiano Ronaldo (apesar da Maibelha não gostar nada), o Quaresma (apesar da Maibelha não gostar nada), o George Clooney e o Matos (apesar de só a Maibelha gostar), os esfreganços nos carros, o livro que a Tia começou e está quase a acabar, os livros da Patrícia Melo, o Montijo, os mitras tesudos que me olham na rua, as fotos da Zita e todas as outras coisas boas de que já me esqueci...

Etiquetas:

Parabéns...

... Sr. Presidente. Uma vénia ao senhor.

Etiquetas:

27.12.07

George Clooney, what else?

Essas gajas são todas doidas, que se f... o Nespresso.

Etiquetas:

Hoje é quinta

Mais presentes, até já meninas.

Etiquetas:

Lá se passou mais um natal...

... com presentes, peru e bacalhau, família, saudades de alguns ausentes, crianças, música, pinheiro de natal montado dia 23, pai que não quis passar com os filhos, jantar em casa da avó, finalmente! Prima que cheira mal dos sovacos, outra prima que diz frases que ninguém percebe, tia avó que passou a noite a maquilhar-se, presentes sem nexo (quem é que se lembra de oferecer a uma adolescente um cd dos Simon and Garfunkel?), centros de mesa emunhas (ninguém merece), caixas de jóias gigantes, enfim, lá se passou mais um natal!

Etiquetas:

Notícias bizarras

Roberto Carlos - o “Rei” -, não tem uma perna... vocês sabiam?

Etiquetas:

23.12.07

Boas festas...

... pelo corpo todo.

Etiquetas: , ,

20.12.07

Foda-se mais o Ratal!

Ainda me faltam uns 20 presentes para comprar. Foda-se mais a merda do ratal!

Etiquetas:

19.12.07

Foda-se mais para o Natal!

Meu Natal na Bahia, sem opulência, sem exageros, sem frio, sem pai natal, sem pinheiro, sem família e sem bacalhau. Um dia a trabalhar, um banho rápido e dois telefonemas para Lisboa. Um para os irmãos: “fazes falta”, “o Natal não é o mesmo”, “temos saudades”, “gosto de ti”, coisas de que não é costume dizer. Outro para a filha, com promessas: “quando voltares fazemos o nosso Natal”. Depois, rumo ao Terreiro. Bênção aos avós emprestados e beijos à mãe-de-santo, a dona da casa, a minha amiga, por me incluir, me acolher. Alguns presentes passados, escondidos. Depois o jantar, tropical. Caruru, Xinxim, Perú, Vatapá, cerveja, coca-cola, sumos, muita fruta, brigadeiros e bolo-rei trazido por uma “portuga” que também por lá andava. Um brinde com licor de jenipapo. De seguida, a entrega de prendas. Rápida e divertida. A entrega do amigo secreto. Uma roda gigante, onde cada um descreve como vê o destinatário do seu presente, que só é entregue quando é adivinhado. Depois, soltam-se os foguetes, a pomba, e começam os batuques dos atabaques, segue-se a dança. Boa altura para me pisgar. Beijinhos, “feliz natal”, “até amanhã, na praia”. Sigo para outra casa, esta ao pé do mar, pequena e bonita, onde me espera uma família judia: “estamos esperando você para jogar”. Ah, alívio. Vinho tinto, caipirinhas, churrasquinho no lume, música brasileira, baixinho, lá no fundo. E jogar, jogar cartas até de manhã. À sueca, mas francesa, bolote e roibolote. Um salto à praia, para ver o nascer do sol. Um baseado e uma queca debaixo daquele céu, naquela praia, junto ao mar quentinho. O que se pode querer mais? Mas falta, falta-nos sempre qualquer coisa. A família, o costume, o próprio, os próximos perto. Quando temos tudo isto, sonhamos com o inverso. Foda-se mais para o Natal.

Etiquetas:

17.12.07

O melhor de 2007 #1

Artur e os Minimeus
Fa(e)z, por estes dias, um ano que estreou um dos melhores filmes de animação de sempre. Realizado e produzido por Luc Besson. Artur, apenas com 10 anos de idade, parte numa aventura em busca dum tesouro para salvar a casa dos adorados avós. A viagem léva-o à terra dos Minimeus, seres com 2 milímetros de altura. A viagem de Artur pelo universo dos Minimeus leva-nos a um mundo fantástico e mágico. Apesar da sua estreia ter sido em Dezembro de 2006, este foi o melhor filme de animação de 2007. A não perder!!

Etiquetas:

Grande amor português

Porque foste na vida
A última esperança
Encontrar-te me fez criança
Porque já eras meu
Sem eu saber sequer
porque és o meu homem
E eu tua mulher

Porque tu me chegaste
sem me dizer que vinhas
E tuas mãos foram minhas com calma
Porque foste em minh'alma
Como um amanhecer
Porque foste o que tinha de ser


Vinicius de Moraes

[Poema de Vinicius de Moraes encontrado manuscrito, em papel de pétala de rosa, num bolsilho interior da mala chamuscada de S., pela Polícia de Investigação Criminal, após a queda da avioneta em que viajava para o Porto]

in O Último Minuto na Vida de S., de Miguel Real

Etiquetas:

Não gosto de estar doente...

... Gosto dos meus filhos, gosto que me digam que sou bonita, gosto de andar bem vestida, não gosto de nódoas, nem do cabelo despenteado, nem de "fricalhadas", sou escorpião - antes quebrar que trocer - gosto do Benfica, não gosto de chocolate, gosto deles bonitos, gosto de vinho tinto e de saber de vinho, gosto dos meus amigos, gosto das meninas das quintas, muito. Gosto de bebés, não gosto de crianças "grandes", gosto de homens a maior parte do tempo, dava a minha alma pelo George Clooney. Gosto de rir com vontade bem alto, gosto de relógios e de botas, gosto de tudo arrumado, não gosto de perder coisas nem pessoas, gosto duma boa história, de comédias e bonecos animados, não gosto de cinema fantástico, gosto do Inverno na cama e do Verão na praia, gosto de viajar, gosto de aproveitar os dias, gosto de tranquilidade, gosto da diferença, gosto dos outros, não gosto de toda a gente. Gosto da minha casa, muito. Gosto de gostar, gosto.

Etiquetas:

Sei lá porquê

Etiquetas:

14.12.07

Logo de manhã

Notícias bizarras
Britney Spears pode interpretar mãe de Jesus em filme”

Más notícias
O tabaco que volta a aumentar

Boas notícias
George Clooney continua hetero

Etiquetas:

13.12.07

Já vivemos no futuro

A Sony apresentou a Twil N Take, a nova câmera digital que não precisa de bateria. «Para fazê-la funcionar basta rolá-la sobre uma superfície. O dínamo vai gerar carga suficiente para tirar uma foto em até 40 segundos. A resolução é de 3 megapixels.» Ah, e é Eco Style Fair, a [R] vai gostar.

Etiquetas:

O Inverno...

Não há nada de justo ou de injusto que não mude de qualidade ao mudar de clima. Pascal

Etiquetas:

Vamos lá organizar esta família

[P]: Fala já “prá” mãe que já pediu para lhe ligares umas três vezes (pelo menos esta semana).
Viv...ó:
Dá lá o “numaro” da “melhere” das viagens baratas à TS.
[TS]:
Escreve mas é esse Nobel e no final aceita, por favor, o presente da irmã (nem que seja uma singela viagem ao Brasil... coisa pouca, bem sei... mas faz boa cara, aceita e diz: “Obrigadinha”)!
Adolescentes:
Cresçam depressa, por favor!
Vá lá!
Do que estão à espera? Já não aguento mais tanto recado neste blog! Esta família dá cabo de mim! (O que vale é que eu gosto deles... todos!)

Etiquetas:

12.12.07

!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje assisti ao chamado “abuso de autoridade”, coisas de automobilistas acelerados e cheios de stress, um ultrapassa o outro, o outro buzina fortemente, até que estacionam os carros e saem em grande discussão com impropérios aos respectivos familiares, até que um saca duma arma e aponta à cabeça do outro, assim, sem mais nem menos! Aponta a arma à cabeça do outro condutor que, por acaso, estava tão exaltado como ele, mas, ao que parecia o outro não estava igualmente apetrechado e, porquê? Porque é um cidadão comum, porque não é permitido andar com armas por aí, então e o um!? O um é polícia à paisana... que não gostou que chamassem nomes feios à maezinha, qual Zizo à cabeçada ao adversário. Este não foi de modas, qual cabeçada, qual pontapé, qual murro nos dentes, sacou duma arma!

Moral da história: não buzinas a ninguém, pode ser um polícia com mau feitio ou sem cerébro e ainda te arriscas a ir preso, tal como foi o outro.

Etiquetas:

Caracas! Que hoje já é dia doze... Já só faltam três dias. Tchau.

Etiquetas:

A idade da inocência #4

Pois é, pois é, os inocentes. Ontem abri o blog à MJ para lhe mostrar que tinha postado o recado dela. Esqueci-me, depois, de fechar a janela. Passado um bocado, pergunta-me ela: “A cama é tua porque és preguiçosa, a florzinha pode ser de todas, mas porque é que o símbolo da R no blog é um pénis?”
O que levou a “inocente” a associar o “pénis” à tua pessoa, hum?

Etiquetas:

Hoje é dia

Etiquetas:

11.12.07

Aqui tão perto

Sol, calor, caipirinhas, praia, coqueiros, flores, tranquilidade, a cor dos dias, sabor das mangas, feijão com arroz, dormir nua, andar descalça, café da manhã, pele bronzeada, o tempo que passa devagar, os sobrinhos, os irmãos, a estrada do coco, praia do buraquinho... tudo tão perto que já sinto.

Etiquetas:

Impulse não é

E, se de repente lhe oferecem uma viagem!? Isso é...

Etiquetas:

Esta miúda mata-me

Recado (muito colorido) deixado aberto no meu desktop:

Querida mamã
Eu acho que tu devias passar mais tempo com a tua filha, a Maria João. Além disso tu passas a maior parte do tempo a trabalhar. Devias pelo menos sair com ela. Sabes ela fica muito triste quando lhe deixas pendurada e sozinha no quarto. No entanto acho que devias passar mais tempo com ela.

Maria João, ideias da cabeça, Estoril

Etiquetas:

I feel good

It may sound strange, but that is how I felt after the trip.
You look like some kind of ideal woman: Good looking, well educated, having an interesting job, seem to reach the perfect harmony...

Etiquetas:

I love yous...

Anda cada um para seu lado. Em suas vidas. Em seus países. Com as suas famílias. Há dias em que falamos ao telefone, no messenger ou por email. Não queremos saber muito. O básico e necessário. Um toque. Não nos queremos envolver. Umas piadas, a última fofoca da família, como vão as crianças. Tudo muito superficial. E depois há dias em que acordamos assim... cheios de falta dos irmãos. Com saudades da infância, dos jogos, das conivências, das afinidades. Estou em mode carente. Será da aproximação do ratal, brothers and sisters?

Etiquetas:

Hoje acordei assim...©


You've been reading some old letters
You smile and think how much you've changed
All the money in the world couldn't buy back those days

Dica do blog dos “homens que não se querem bonitos”.

Etiquetas:

Mon Petit Dictionnaire [E]©

É de...
Escangalhado
Extremos
Endereço
Enteados
Elevador
Escrever
Enroscar
Etiqueta
Elefante
Edredon
Equador
Elástico
Enguiço
Encaixe
Erótico
Escuro
Estoril
Estojo
Estalo
Enjoo
Erva
Exu

É de estojo, de elefante, de erva - estalo. E de erótico, sobretudo. Adoro me enroscar, debaixo do edredon, feito encaixe... no escuro. Moro no Estoril – não tem Exu nesse endereço. Gosto das palavras elástico, escangalhado, enguiço e equador. Abomino “enteado”. Tenho fobia a elevador e não passo debaixo de escada. Empilhado, não espalhado. Aprendi etiqueta, enjoo em viagem e tento escrever. Dizem que sou de extremos, e então?

Etiquetas:

10.12.07

A idade da inocência #3

Um dos TPC's da catequese do meu irmão... Olhem bem o desenho e vejam como uma criança de 7 anos leva "à letra" os ensinamentos.

Etiquetas:

A idade da inocência #2

Outro dos TPC's da catequese do meu irmão mais novo. Cada vez que olho para estes textos, mais me convenço que uma educação católica "à antiga" - como a que eu tive - não pode dar bom resultado...

Etiquetas:

A idade da inocência #1

Isto fez-me lembrar os tpc's da catequese do meu irmão mais novo.

Etiquetas:

O buço da [P]

Etiquetas:

7.12.07

Barbra Streisand portuguesa

Etiquetas:

E eu vou acabar assim...


Etiquetas:

E eu assim...

Hoje estou naqueles dias em que me apetece mandar tudo para o caralho. O tempo, o frio, as crianças, o pai das crianças, o blog, as filhas das putas das palavras que não saem, a opinião dos outros, as certezas, as escolhas, os dias mais curtos, a inércia, o sono, mais os cigarros que estão a acabar e a borbulha que está a nascer. Hoje não tenho pena da empregada sem dinheiro para o autocarro, das pessoas que saem cedo para o trabalho, do mendigo da rua, das crianças ranhosas, das injustiças, do marido da vizinha com alzeimer. Hoje tudo me irrita: o telefone que toca, as pessoas que têm coisas para dizer, a internet lenta, a aproximação do natal, os enfeites na rua, o ter de ir ao correio em pleno século xxi... mais as botas pontiagudas e o cheiro do gato. Hoje o mundo chateia-me: o lixo na rua, a palavra reciclar; haver dois hemisférios e ser Verão do lado de lá. Hoje estou com mau perder... e apetece-me esborrachar moscas com as cortinas.

Etiquetas:

Hoje acordei assim...©

Etiquetas:

As ex-namoradas do "encaroço"...

Etiquetas:

6.12.07

Porque hoje não há quinta

Pode unir a mais de um ponto.

Etiquetas:

5.12.07

Olhó velhinho com cabelo...

Etiquetas:

Natal à porta

Etiquetas:

Hoje acordei assim...©

Um livro aberto no índice.

Etiquetas:

4.12.07

Aquilo que somos

Há dias conheci uma senhora que parecia mais velha do que eu (bem mais velha) e que, em conversa sobre "ter ou não filhos", confessou-me: «Sim porque quando nós chegamos à nossa idade temos de começar a pensar em ter filhos. É agora ou nunca.» Congelei com o "nunca" e, de uma forma simpática, tentei explicar-lhe que, apesar de já ter de pensar nisso, ainda só tinha 33 anos. Ao que a "senhora" me responde com o ar mais natural do mundo: «Sim, e eu também!» Fiquei para morrer. Não queria acreditar. Eu era tão senhora quanto aquela senhora e não tinha noção? Depois pensei que talvez a senhora estivesse muito acabada para os 33 anos.
Dias mais tarde, uma amiga pôs uma fotografia minha no blog dela. Todos os comentários sobre essa foto falavam de uma "woman" ou de uma "mulher". A "woman" e a mulher era eu. Foi aí que eu percebi que tinha perdido de vez a noção da idade que tenho. Eu, que ainda me sinto uma miúda, que ainda me vejo como uma miúda, afinal de contas já sou uma mulher. Pior: uma senhora. Pelos menos para os outros.
Nesse mesmo dia fui à mercearia da minha rua e o rapaz que estava à minha frente disse para a dona da loja: «Sirva a senhora primeiro.» Olhei para todos os lados. Na mercearia não havia mais ninguém. A senhora era eu.
Agora volta e meia penso nisso. Principalmente quando me olho no espelho e vejo "aquelas" rugas. Apetece-me gritar: EU NÃO QUERO SER SENHORA!
Um dia, a MJ - a filha da Tia -, que é altamente filosófica, disse-me chateada com a sua vida de 7 anos: «Pois é, ninguém quer ser aquilo que é, mas no entanto temos de ser aquilo que somos!» É verdade MJ: temos de ser aquilo que somos.

Etiquetas:

Afronta ou...

... já não se fazem avós como antigamente:

- Qual dos teus filhos é do Benfica?
- Nenhum. Um é do Porto o outro do Sporting. Nasceram perfeitinhos, obrigada.

Etiquetas:

Provocações (ainda não tinha dito nada)

Lucho voltou a ser o El Comandante, como nos seus melhores jogos, dando um toque de classe a toda a zona de construção portista. Raul Meireles, pelo seu lado, funcionou como um verdadeiro pêndulo da produção dos campeões nacionais, até ter saído por exaustão. Com esta Santíssima Trindade no centro do terreno, os portistas saíram de Lisboa abençoados pelo triunfo na Luz.
Duarte Moral, Correio da Manhã

Etiquetas:

Para o ARF

Etiquetas:

3.12.07

O Livro do Oráculo

Pergunta: Será que vou conseguir acabar isto?
Resposta: Não seja tolo!

Etiquetas:

O post anterior foi um desabafo, fiquei a ver seis notas de cinquenta mais uma de vinte a voar, a voar. Não, não voltarei aqui tão depressa. Estou fechada para o blog, para telefonemas, para mensagens ou e-mails. Só vos ligo quinta-feira. Já tenho saudades vossas, mas até dia 15 não pode ser nada.
Afinal, prometi-vos.

Etiquetas:

Meter a mão na m...

Está tudo doido. Amigas, se por um acaso, algum dia a vossa sanita entupir – diabo seja cego, surdo e mudo [bater na madeira] - por favor, ponham as meninas a mão na m... Chamar um canalizador para fazer este trabalho custa a módica quantia de 315 euros, de dia, claro, porque à noite com a taxa de urgência fica em 460. Comparativamente, de borla - de borla mesmo -, na tabela de “Desentupimentos com M. Trituradora” lê-se, por exemplo: “Trabalho de desentupimento de prumada de lixo, 750 euros; Caixa de esgoto ou algeroz, 850; Lava-loiças 326; Banheira, 400”. Por isso, chame o primo, o vizinho, o pai do amigo, o sr. Faz-tudo, a sua mãe... canalizadores, não. Da próxima - d’us nos livre, cruz, credo [bater mais uma vez na madeira] -, ponho a mão na m... em vez de na carteira.

Etiquetas:

2.12.07

Domingo de manhã com uma ressaca daquelas [2]

Acho que estou a ter um déjà vu...

Etiquetas:

Domingo de manhã com uma ressaca daquelas [1]

Nunca mais vou beber na vida...

Etiquetas:

1.12.07

Hoje é feriado e sábado, não é?

É que estou a trabalhar desde as 08h... buáaaaaaaa

Etiquetas:

A “ternura” dos… [2]

Sabemos que chegámos aos x quando nos tornamos pais dos nossos pais.

Etiquetas:

Viram a Elle?

Etiquetas:

Quinta no domingo?

PROCURA-SE QUINTA-FEIRA BEM DISPOSTA, COM AMIGAS DIVERTIDAS, MESA DE JANTAR COMPOSTA, BEBERETE E O QUE HOUVER. PODE SER OUTRO DIA DA SEMANA. DESDE QUE ME DEIXEM CHAMAR QUINTA À VONTADE, TUDO BEM.
QUINTA NO DOMINGO em minha casa?

Etiquetas: